Pastoral

Home / Pastoral

Pastoral

“Não vos canseis de ganhar almas para
Cristo, porque também vós fostes
ganhados por Cristo”
(Santo Agostinho. Com, ev.Jo.10,9)

A educação católica busca formar o homem integral, dentro dos parâmetros morais, existenciais e espirituais, os quais enraizados no pensamento e na fé Cristã. Tendo conciência de nossa missão e comprometidos com a identidade confessional de nosso colégio, buscamos vivenciar a filosofia e a espiritualidade de Santo Agostinho. Em nosso projeto Politico-Pedagógico: Integrando Cultura e Formação, temos como linha mestra a ação pedagógica, a construção de valores humanos, cristãos e universais; nesse sentido, privilegiamos como método de construção do conhecimento uma pedagocia centrada no SER.

Em unidade com o Projeto Politico-Pedagógico e a espiritualidade Agostiniana, associamos Interioridade e Ação. Essa postura anima-nos a realizar nossos projetos, liturgias, visitas, retiros e reflexões.

Projeto Inquietude

A Espiritualidade Agostiniana associa Interioridade e Ação. Essa postura anima-nos a realizar esse projeto. Buscamos aproximar os alunos do modelo de Homem Agostiniano, inquieto, reflexivo, responsável e humano.

Aspirando a colaborar com a formação integral de Educando Agostiniano, apresentamos o Projeto Inquietude Agostiniana.

O colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima tem como tema do Projeto Político-Pedagógico: Integrando Cultura e Formação e visa, como linha mestra em sua ação pedagógica, à construção de valores humanos, cristãos e universais; nesse sentido, privilegia, como método de construção do conhecimento, uma pedagogia centrada no SER. O projeto desenvolve subtemas que serão aplicados e transversalizados pelas diversas áreas do conhecimento, no decorrer dos quatro períodos previstos na grade curricular de ensino.

O Projeto Inquietude Agostiniana, inserido nesse contexto escolar, visa a desenvolver os aspectos pedagógicos que favoreçam a interdisciplinaridade com o núcleo comum do currículo; por isso, deverá objetivar a conexão da cultura com os valores humanos, cristãos e morais, na formação continuada do SER.

Assim, o projeto desenvolverá, em cada etapa, assuntos pertinentes, que atendam à temática de cada período, pretendendo trabalhar os aspectos da transversalidade do conhecimento humano, a partir da ótica confessional católica, iluminada pela Filosofia de Santo Agostinho.

A Pastoral Educativa, por meio desse instrumento, desenvolverá com os alunos do Ensino Infantil, Fundamental e Médio atividades extraclasse, as quais favoreçam a consciência sobre os seus direitos e deveres, a importância e valor das relações humanas, a experiência cristã e agostiniana, o respeito ao meio ambiente e as diversidades culturais. Sendo assim, a nossa proposta procura gerar uma sociedade cristã, solidária e justa.

Acolher

A Pastoral educativa realiza, na segunda quinzena de outubro, o Projeto “Acolher”, recebendo aproximadamente 400 alunos de escolas públicas em nosso Colégio. Preparamos para essas crianças uma tarde de muita alegria em comemoração do dia das crianças. Essa ação é feita graças à ação espontânea de nossos alunos, professores e pessoal administrativo. Todos se mobilizam a fim de oferecer animação, teatro, oficinas de jogos matemáticos e realidade virtual. E, como em festa não pode faltar comida, terminamos com um delicioso lanche, servido por nossos alunos voluntários.

Apadrinhamento

A PASTORAL EDUCATIVA do Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima, no primeiro semestre, leva os alunos dos 6°s anos a uma visita muito especial à CRECHE SANTA RITA DE CÁSSIA, obra social mantida pela Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência.

No segundo semestre, no mês de setembro, a Pastoral organiza com os mesmos alunos O PROJETO APADRINHAMENTO no qual nossos alunos, de forma voluntária, são convidados a se tornar “padrinho/madrinha” de uma criança da creche, responsabilizando-se por presenteá-la na semana da criança. Realizamos uma festa para a entrega dos presentes e os alunos que foram previamente sorteados acompanham a equipe da pastoral escolar.

Voluntariado Agostiniano
em Ação

“Senhor, tu nos fizestes pra ti. E nosso
coração está inquieto até que descanse
em ti.” (Santo Agostinho)

A Caridade é o principal mandamento de Jesus Cristo “amem-se uns aos outros, assim como eu amei-vos.” (Jo 15, 12) nosso dever enquanto seguidores de Cristo é vivenciar e difundir a caridade e outros valores cristãos entre as pessoas. Observamos que na contramão disso difunde-se em nossa sociedade contra valores que são frutos do individualismo.

O Projeto Voluntariado busca contribuir para a construção de uma Escola que seja depositária das esperanças de um mundo melhor, por isso criamos espaços para que nossos educandos tenham consciência da importância do trabalho voluntário.

“Voluntário é o cidadão que, motivado por valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea, não remunerada, para causas de interesse social e comunitário.” Essa é uma das definições mais aceitas de voluntário, formulada pelo Programa Voluntários do Conselho da Comunidade Solidária. Afastando-se da noção de gesto assistencialista isolado, o conceito de voluntário aproximou-se do sentido de solidariedade e responsabilidade social, resultando em um trabalho de qualidade, feito com amor. O projeto pretende focar suas ações no seguinte tripé: formação humana e cristã, exercício da solidariedade e consciência ecológica.

Cuidando da Casa Comum

O projeto Cuidando da casa comum tem por objetivo promover a conscientização de toda comunidade Educativa, quanto à valorização, conservação e preservação da Escola, bem como da comunidade em geral. Visa a promover a mudança comportamental dos alunos, com a formação de novos hábitos no exercício da cidadania. Em sua metodologia, tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao lixo produzido na escola e à importância do trabalho colaborativo dos alunos em conservar o ambiente escolar limpo e agradável.

Para viabilizar o projeto, motivamos o trabalho voluntário de nossos alunos, sensibilizando as turmas e orientando sobre a importância de colaborar com a limpeza da escola. Na realização dessa atividade, há momentos de formação promovidos no turno vespertino pela equipe da Pastoral Educativa.

Prevenção ao uso
de drogas

O Colégio Agostiniano busca sensibilizar os alunos para a realidade social em que vivemos e com a qual devemos nos comprometer. Falar do consumo de drogas não deve ser um tabu para nós educadores, pois, infelizmente, as drogas lícitas e ilícitas são um dos maiores desafios da sociedade contemporânea.

Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os adolescentes quanto aos perigos da drogadição e alcoolismo, a Pastoral Educativa articula com as outras disciplinas escolares a abordagem reflexiva e científica do tema. A Pastoral também leva os alunos dos 8os e 9os anos a instituições filantrópicas que cuidam e tratam de pessoas que buscam se libertar do vício. Nessas visitas, os alunos escutam depoimentos de profissionais, que se dedicam a este processo de tratamento, e dos próprios internos que desejam se libertar dos vícios.

Passeio Ciclístico pela Paz

Motivados pela Campanha da Fraternidade 2018, cujo tema é: Fraternidade e superação da violência”, realizamos nosso passeio ciclístico pela PAZ.

Encontro de Jovens
Coração Inquieto

O ENCONTRO DE JOVENS CORAÇÃO INQUIETO compreende dois dias completos de mensagens, reflexões, trabalhos em grupos, canções, diálogos e orações. Para entender o objetivo do Coração Inquieto, é preciso desarmar-se, vivê-lo com humildade e singeleza de coração.

Ele é baseado na vida de Santo Agostinho, um homem que teve um coração inquieto, desassossegado, intranquilo, que não se deu por satisfeito enquanto não encontrou a Verdade Absoluta: Deus. A trajetória de vida de Agostinho, suas perguntas, questionamentos e experiências na busca e encontro com Deus sinaliza-nos direções e aponta-nos novos rumos.

Encontrar Jesus é uma experiência ímpar na vida. Experiência que tem a força de mover montanhas, de transformar água em vinho, de fazer enxergar, ouvir, caminhar, enfim, de nos transformar.

Goia

Toda quarta-feira, no segundo intervalo, os alunos do Ensino Médio se reúnem na capela, para ouvir a Palavra de Deus, orar, refletir e cantar. São momentos que fortalecem a caminhada dos nossos jovens na fé e auxiliam na caminhada dos estudos. Em cada reunião, é colocada uma temática diferente para a oração e reflexão. Buscamos sempre ligar o Tempo Litúrgico ou uma temática orientada pela Igreja para a época do encontro.